domingo, 6 de abril de 2014

0

39ª Entrevista: Elisa Pereira (autora portuguesa)


Elisa Pereira 

Site do Projeto: http://tomasvaiaocanilosonhodotomas.blogspot.pt/ 
Página Facebook: https://www.facebook.com/OSonhoDoTomas/


Chama-se Elisa Pereira e tem (19+18) anos. Sempre adorou escrever poesia e fá-lo desde a adolescência, pois foi a forma que encontrou para expor todos os seus pensamentos e sentimentos que a inquietaram naquela fase da sua vida. Desde 2003 que não escrevia nada, pois na altura perdeu o seu "melhor amigo desta vida", o seu Pai. Foi uma fase muito triste da sua vida, "pois fiquei muito revoltada e o meu coração ficou submerso numa tristeza que doía cada vez que respirava e ao recordar a sua perda." Por isso, simplesmente andou ausente e deixou os dias passarem. Oito anos depois, arranjou coragem e ao pegar no papel e numa caneta, escreveu um poema dedicado ao grande Homem que ele era, "acima de tudo revelo o meu orgulho na pessoa que ele foi, agradeço-lhe por ter sido filha dele e por todas as suas regras e ensinamentos." E agora que descobriu o quanto a vida é preciosa, logo sente que deve fazer o que mais adora e o que a faz mais feliz é escrever estes livros infantis.

Qual é a sua nacionalidade: Portuguesa

O seu Filme favorito: Adoro o filme Favores em Cadeia, mas o preferido de todos é A vida é Bela (La Vita e Bella).
O seu Livro favorito: Canja de Galinha para a Alma, foi uma amiga que me emprestou numa altura difícil da minha vida, chorei imenso com este livro mas ajudou-me imenso.
O seu Anime favorito: O do Tomás (quando existir)
O seu Manga favorito: O do Tomás (quando alguém o criar)
O seu Entretenimento/Evento/Espectáculo favorito: Oprah, Ellen e todo o tipo de Concursos Musicais.
A sua Série de televisão favorita: Extreme Make Over Home Edition, cá em Portugal tem o nome de Reconstrução Total, escolhem uma família que enfrentou recentemente algum tipo de dificuldade na vida e em apenas 7 dias renovam o interior e o exterior das suas casas. Tudo isso enquanto desfrutam de umas merecidas férias. Difícil era não chorar em cada episódio.

De que trata este projeto e como surgiu? 
O Sonho do Tomás é ajudar o próximo. O primeiro livro chama-se Tomás vai ao Canil (editado em Nov. 2012) e parte dos direitos de autor revertem para uma Associação de Animais. Nos eventos de apresentação do livro que ocorreram em bibliotecas, lojas e escolas (2012 e durante este ano) temos feito recolhas de bens e alimentos para depois o nosso "Tomás" (Mascote) entregar numa Associação de Animais. Tudo começou numa noite em 2011, estava no quarto dos meus filhos a olhar para a imensidão de livros que estão nas suas prateleiras, mas foi um que me chamou a atenção. Um livro que a minha mãe me comprara na minha infância, e agora tinha sido eu a comprá-lo para a minha filha. Mais de 30 anos se tinham passado! Mas a heroína daquela história permanecia linda, com o seu ar doce e com tantos valores a ensinar. Depois tentei recordar um herói "masculino" dos meus tempos de infância, para poder comprar o livro para o meu filho, mas... Não consegui recordar nenhum nome de um personagem que tivesse conseguido perdurar no tempo. Foi esse o meu último pensamento dessa noite. Adormeci e quando acordei a meio da noite veio-me à cabeça 2 frases: - "Tomás, tenta que tu és capaz" e -"Tomás, olha que isso não se faz!" Soaram-me tão bem as frases, que pensei que tinha mesmo que ir até à sala escrevê-las, pois de manhã podia já não me lembrar. Foi uma "luta interna" pois o sono era muito e o corpo implorava pela minha caminha e a minha mente/coração dizia-me para vencer a preguiça e ir até à sala para poder escrevê-las. Ainda bem que me levantei nessa noite mágica. Posso dizer que foi a partir destas 2 frases que em Agosto de 2011, surgiram 4 livros infantis do Tomás.

Como é trabalhar em co-autoria (neste caso com um ilustrador)? 
Correu muito bem, primeiro porque o Tiago Leal ajudou-me imenso e “abraçou este projecto” (apesar de eu não lhe poder pagar o proporcional ao seu talento), ele escutou o que eu idealizei e no final superou as minhas expectativas, com o seu talento e a sua imensa criatividade.

Em Novembro 2012 surgiu o primeiro livro: “Tomás vai ao Canil”. Já têm outros em mente?
Tenho 4 livros do Tomás escritos desde Agosto de 2011, o segundo chama-se – Tomás vai à Quinta pedagógica (já está ilustrado) e espero que seja editado brevemente. Tenho também uma peça de teatro escrita para as crianças e neste momento ando à procura de grupos de teatro para a interpretarem. Pretendo que a mensagem da história do Tomás, chegue a mais crianças, para mostrar a importância do TENTAR e do SONHAR …

Nos eventos de apresentação do livro têm sido feitas recolhas de bens e alimentos para depois o “Tomás” entregar numa Associação de Animais. Sabemos que existem muitas associações de animais a precisar de ajuda. Como fazem a seleção das associações a ajudar? 
Inicialmente foi para a Associação para quem reverte parte dos direitos de autor do livro. Mas depois começámos a achar que deveríamos ajudar outras Associações e assim a escolha tem sido feita por recomendação de quem contribuiu nesse dia ou aleatoriamente. A intenção é ajudar os animais.

Qual é, no fundo, o verdadeiro sonho do Tomás? 
O Tomás é um menino que usa calções camuflados (em Homenagem ao meu pai que toda a vida foi militar). Nos livros o pai do Tomás é Bombeiro e a sua mãe é professora, como tal O sonho do TOMÁS é ajudar o próximo. No futuro, o Tomás quer ter uma Quinta Pedagógica. Um espaço lúdico, cultural com actividades para a comunidade escolar e familiar. Com campo de Férias e um Armazém Solidário para termos um espaço de Cultura, Diversão e Partilha.

Como reagem as crianças quando vêm o Tomás (Mascote)? 
O Tomás geralmente aparece ao som de uma música que o meu primo Ricardo Silva fez para nós, logo é uma festa, ele tem sido muito abraçado e acarinhado pelas crianças. A Mascote deu muito trabalho a fazer, mas agora é gratificante ver os seus sorrisos quando tiram uma foto com o Tomás. Mas mais gratificante ainda é: ouvir histórias de alguém que foi a um Canil e ouvir uma criança repetir a frase- “Tenta que tu és Capaz!" (lema do personagem principal). Talvez seja mais um sonho…mas adorava que todas as crianças, façam desta frase também o seu lema de vida.

Muito obrigada :) 
Obrigada eu ,bjs e muitas felicidades.

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%