quinta-feira, 3 de setembro de 2015

0

Livro: Sombras Passadas



Título Original: House of the Hanged
Ano de edição: 2011
Género: Mistério
Autor: Mark Mills
Editora: Civilização Editora 


O que acontece quando um livro de que nunca ouvimos falar, escrito por um autor por nós desconhecido, nos vem parar às mãos? Guardamo-lo indefinidamente na nossa estante, claro está!
Foi precisamente isso que me aconteceu com "Sombras Passadas" e se não fosse o meu TBR Book Jar provavelmente continuaria lá por muuuuuito tempo. Felizmente, um dia tive a ideia de inventar esse precioso frasco com os livros que me faltam ler, ou então bem que teria adiado ainda mais aquela que para mim foi uma das melhores leituras do ano!


Sinopse:
"França, 1935. Nos confins da Riviera fica Le Rayol, um refúgio para artistas, expatriados e refugiados. Aqui, longe dos rumores de um continente prestes a entrar em guerra, Tom Nash reconstruiu a sua vida após uma tumultuosa carreira nos Serviços Secretos. Mas o seu passado não parece querer abandoná-lo. Quando um intruso tenta assassiná-lo durante a noite, Tom sabe que é apenas uma questão de tempo até tentarem de novo. Todos os seus entes mais queridos estão reunidos em Le Rayol para passar o verão, incluindo Lucy, a sua adorada afilhada. A custo, Tom começa a acreditar que um deles o terá traído. Para sobreviver, Tom tem de eliminar o seu inimigo. Mas a que preço - para si e para aqueles que ama?"


Opinião:
"Antes de mais, começo por confessar a minha falta de motivação quando peguei neste livro pela primeira vez. O simples facto de nunca ter ouvido falar nele levou-me a acreditar que de maneira nenhuma poderia vir a gostar dele... mas como estava enganada pois esta foi uma leitura fascinante em vários aspectos!
Para começar, adoro a época, anos 30, em que a história decorre. Há toda uma atmosfera de glamour e distinção nos cenários descritos pelo autor. O pano de fundo é uma luxuosa praia francesa e o ambiente intimista e deslumbrante conquistaram-me sem grande esforço.
Relativamente à história em si, fiquei muito agradada com a capacidade de Mark Mills em criar um enredo de mistério, repleto de suspeita onde qualquer personagem pode ser o vilão. É interessante como desconfiei de vários pormenores para no fim perceber que estava, para minha alegria, completamente equivocada. Não há nada de mais aborrecido quando percebemos que conseguimos desvendar todo o mistério logo à partida e nada fica por revelar.
Contudo, aquilo que me arrebatou e me fez querer ler mais obras do autor foi o seu incrível sentido de humor! Adorei os diálogos super engraçados e mordazes que preenchem o livro. Cada discussão, cada conversa entre as personagens eram sinónimo de humor acutilante e inteligente. É verdade que existem muitas obras com piadas pelo meio, mas Mark Mills é diferente de tudo aquilo que já li. Fiquei fã!
O único aspecto menos positivo no livro foi o seu final: gosto de finais em aberto mas este exagerou pois deixou várias coisas por concluir e não pude deixar de sentir que o autor poderia ter "atado melhor algumas pontas." Contudo, o caminho que nos conduziu até ao final foi tão bom que estas questões menos explicadas no fim não foram suficientes para estragar esta leitura.

Se são apaixonados por histórias de mistério e não perdem por nada uma série de diálogos inteligentes e divertidos, "Sombras Passadas" é o livro ideal para vocês!"

Por Mariana Oliveira

Partilha no Facebook, Twitter ou Google Buzz:
Partilha no teu Facebook Partilha no teu Twitter Pubblica noGoogle Buzz

0 Opiniões:

Enviar um comentário

Obrigada por ter passado pelo nosso Blog e por comentar! A equipa do FLAMES agradece ;)

1%

1%